Ir para conteúdo

Uso do Protetor Solar

Todos os dias me deparo com a grande missão de convencer pacientes  a utilizarem protetor solar com uma maior frequência durante o dia!
Por que?
Vamos lá …
 O primeiro protetor solar foi inventado em 1944 para proteger soldados contra as queimaduras solares adquiridas nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial .
O grande responsável foi um farmacêutico chamado Benjamin Greene ,que decidiu criar algo que pudesse proteger os soldados dos maléficos raios solares.  No entanto , no Brasil o primeiro filtro solar foi introduzido em 1984 pela Johnson & Johnson, sob a marca Sundown, em três versões: FPS 4, 8 e 15.
Portanto, campanhas intensivas  do uso de protetores solares voltadas para público  no Brasil devem ter um pouco mais de 20 anos.
filtro-solar-verao-2015-protetor
Entendam , a radiação UVA e UVB tem um efeito cumulativo em nossa pele, sendo assim o sol que nos expomos na infância e quando adultos jovens vão danificando a replicação celular gerando um potencial maior de lesões pre-malignas e até câncer de pele.

Além da prevenção do câncer , o protetor solar pode ser entendido como um dos primeiros meios que podemos lançar mão para prevenção do envelhecimento precoce que tanto aflige principalmente as mulheres, podemos enumerar também : a prevenção de manchas faciais (os famosos melasmas) ,as sardas e as queimaduras solares .

Atualmente , dispomos no mercado de diversas formulações de protetores solares que atendem peles de todos os tipos, permitindo o dermatologista ajustar o melhor protetor ao perfil do paciente.
 05767616400E as crianças, também devem utilizar protetores solares a partir dos seis meses de idade, utilizando um adequado para a pele sensível e de preferência os filtros físicos que atuam refletindo a radiação solar.Atualmente , dispomos de roupas que apresentam a trama tão fechada chegando a conferir uma proteção contra as radiações as UV de um FPS 50. Essas roupas são muito utilizadas por atletas e pessoas preocupadas com os danos causados pelo sol.
É prudente que o protetor solar seja utilizado diariamente , mesmo em dias nublados e/ou chuvosos , aplicado aproximadamente 30 minutos antes da exposição solar e ser reaplicado numa frequência a cada 3 horas. Caso ocorra banhos ou sudorese excessiva, orientamos a reaplicação a cada 2 horas.
Sendo assim, a visita ao dermatologista se faz necessária para a indicação  do protetor solar mais adequado ao tipo de pele do paciente.
CarlaFoto
💋da Derma
Advance Centro Clinico Sul

SGAS 915 sala 327

3245-6577/ 986471176

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: