Ir para conteúdo

A importância do Core e da Consciência Corporal – parte 1

Hoje em dia, é mais do que comum para as pessoas que praticam atividade física quererem ter um abdômen bem definido e um físico escultural. Para atingir esse objetivo fazem estratégias erradas, às vezes até perigosas e não sabem que não precisam de tanto sacrifico para atingir esse objetivo. Atualmente, até dentro das próprias academias, é um pouco difícil você encontrar profissionais que abordem o assunto de hoje.

É muito simples obter uma cintura fina, um abdômen mais escultural, uma estabilidade maior e principalmente minimizar o risco de lesões articulares. Eu estou falando de um grupamento muscular chamado Core.

Core é um termo em inglês que significa centro, ou seja, nós vamos abordar aqui o centro do nosso corpo que é constituído pelo músculos abdominais e pelos músculos paravertebrais ou lombares.

Muitas pessoas passam horas e horas dentro da academia, fazendo inúmeros, centenas, milhares de abdominais querendo definir o musculo reto abdominal.

Essa estratégia nao será bem sucedida pelo fato de que o músculo reto adbominal é um músculo como qualquer outro músculo, isto é, é necessário que você além de uma sobrecarga, tenha, principalmente, uma consciência corporal para estar contraindo bem aquela musculatura.

 

55debae9d4c630cef633c3e3

Diferente do que muitos pensam, os músculos do abdômen nao são constituídos apenas pelo músculo abdômen reto abdominal, mas por três músculos – abdômen reto abdominal, obliquo e transverso. O reto abdominal, é onde fica os gominhos que é dividido em duas partes: o supra umbilical e o infra umbilical, local onde fica a “famosa pochete” que é a parte mais difícil de perder. A parte lateral chamada de oblíquo também é dividida em dois músculos: obliquo interno e oblíquo externo.

E o terceiro, é o transverso do abdômen. (Aí é que mora a cereja do bolo, aí que mora o nome do jogo.)

O músculo transverso é extremamente importante. Apesar de ser um músculo abdominal, ele tem um papel fundamental na estabilidade da coluna lombar. Aquelas pessoas que sentem muitas dores e desconforto na região lombar, provavelmente devem o músculo transverso do abdômen fraco. Para você realizar o fortalecimento desse músculo, não adianta você realizar exercícios abdominais porque ele está diretamente relacionado a respiração.

Quando você realiza movimentos respiratórios efetivos, esse músculo é intensamente usado. No momento que o musculo transverso é ativado, você ativa toda a cadeia muscular do core. Então, se o seu centro está estável, as extremidades também estarão, a incidência de lesões será minimizada e a ênfase na musculatura trabalhada será muito maior.

Agora como ativar o transverso?

transverso2

Se formos olhar num desenho, a musculatura do transverso é um cinturão, e esse cinturão envolve toda a sua coluna lombar e é, também, inserido nas costelas flutuantes. No momento que você faz o trabalho respiratório de ativação do transverso, as suas costelas tendem a diminuir. Isso é chamado de gradil costal. Quando o seu gradil costal diminui, você afina ainda mais a sua cintura. Muitas pessoas usam os exercícios de flexão lateral na polia ou flexão lateral segurando alguns halteres. Na realidade, elas não vão alcançar o intuito de afinar a cintura. Elas só vao conseguir realizar essa diminuição da cintura, fazendo os trabalhos de respiração, os trabalhos de ativação de transverso, esse musculo que é extremamente ligado a essa região da cintura. Hoje em dia esta mais do que comprovado que quanto mais estável, quanto mais consciência corporal você adquirir em relação a atividade física, maiores serão os resultados estéticos, mais hipertrofia você vai adquirir, e, também, quanto maior a sua consciência corporal maiores serão a probabilidade de êxito evitando lesões.

 

Espero ter ajudado a tirar algumas duvidas. Fiquem ligados para as dicas de exercícios de ativação do core na semana que vem!

886_989621097776445_2491125082276305420_n
Abraço do Wander!

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: