Ir para conteúdo

Pele Negra

Ao contrário do que muitos pensam, a pele negra precisa de tantos cuidados quanto a pele branca,  apesar de possuir uma distribuição maior de melanina (substância responsável pela pigmentação) que atua como um protetor solar natural , características próprias  dessa pele exigem do  médico o conhecimento das principais particularidades da pele negra .

A pele é classificada em fototipos ( I a VI) ou seja desde a pele bem clara até a pele negra. A negra , no entanto pode possuir várias tonalidades IV, V e VI.

A pele negra por conta da melanina tem naturalmente um efeito protetor contra o fotoenvelhecimento precoce e o câncer de pele, apresenta-se com  mais elasticidade e firmeza por produzir mais colágeno  sofrendo menos com as rugas e a flacidez .Destaca-se pelo brilho e pela oleosidade natural propiciando mais um fator de proteção contra o envelhecimento , no entanto uma maior propensão ao surgimento de acne e comedões (cravos).

make-para-pele-negra-instagram-reproducao-doutissima-tt-width-586-height-420-bgcolor-ffffff3

Por isso nem tudo são flores, sem cuidados adequados a pele negra pode apresentar tanto tendências a manchas brancas quanto escuras , muitas das vezes originadas de processos inflamatórios ou de procedimentos estéticos intempestivos. Apresentam com grande frequência foliculites em virtude dos pêlos encaracolados que propiciam infecções e o surgimento de manchas escuras nas áreas afetadas.

Por conta da oleosidade indicamos uma higienização com sabonetes apropriados  , que se forem utilizados de forma inadequada podem gerar ressecamento e manchas brancas, que são frutos da ação abrasiva  . Deverão  ser tratados com hidratantes de uso diário livres de óleo (oil free)evitando  o uso de buchas e banhos quentes que agridem ainda mais a pele.

As manchas escuras surgem por diversos motivos dentre eles: processos inflamatórios como acne , melasma, queimaduras, procedimentos cirúrgicos e estéticos , entre outras condições .Dentre os procedimentos que cursam com maiores complicações os peelings  e laser devem ser bem indicados e realizado um planejamento cuidadoso evitando tratamentos agressivos ,quando bem indicados na pele negra potencializam a beleza natural .

Podemos dispor do uso de ácidos como retinóicos e glicólicos para o tratamentos de clareamento e prevenção do envelhecimento . A pele se tornará Viçosa e com aspecto mais rejuvenescido ,no entanto as concentrações deverão ser menores das que utilizadas na pele mais clara ,evitando as discromias ( alterações da cor da pele). Devemos ainda ter cuidados maiores com a indicação da hidroquinona , clareador amplamente utilizado em associação com ácidos , que podem promover tanto manchas brancas quanto escuras.Por isso, a necessidade de um acompanhamento regular com médico se faz necessário , para que  o mesmo indique o melhor clareador evitando agressões desnecessárias à pele.

cuidados-com-a-pele-negra

A pele negra deve ser sempre bem hidratada ,áreas como cotovelos e joelhos devem eventualmente serem submetidas a uma esfoliação leve seguida de hidratação intensa, evitando o aspecto áspero e esbranquiçado.

Engana-se que a pele negra não precisa de uso de protetores solares de uso diário com FPS no mínimo 30 ,que atue contra a radiação UVB (a que promove envelhecimento) e UVA (o principal responsável pelo câncer de pele) atuando na prevenção do envelhecimento e do câncer de pele .

Lembrando sempre que uma pele saudável vem seguida de uma alimentação saudável, atividades físicas regulares e boas horas de sono.

Valorizar as características da pele negra é o segredo  da beleza.

2016-09-12-photo-00000248
💋da Derma

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: