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A importância do Alongamento – part 2

Então, o alongamento é fundamental, é primordial. Eu vejo, com muita frequência, nas academias que trabalho, pessoas com desvios posturais severos como escoliose, hiperlordose, retificação da lordose, cifose torácica. Em geral, quando alguém que possue algum desse desvios e vai fazer uma avaliação física, quase sempre considera que é normal ter esses desvios posturais. Como a maioria da população está tendo esses tipos de desvios, acaba pensando que é normal e não é verdade. Isso é muito serio, é muito grave e é necessário começar a trabalhar isso.

Então, quando você distensiona a sua musculatura, ou seja, quando você faz um trabalho de flexibilidade, você livra aquela articulação de uma tensão maior. Um exemplo clássico disso é a hiperlordose lombar.

E o que é essa hiperlordose? Hoje em dia, as pessoas estão trabalhando muito tempo sentadas, e quando você fica sentado, você tem 3 músculos, que têm nomes difíceis mas são fáceis de memorizar, que ficam contraídos que sao: o iliopsoas, o reto femural e o sartório. Estes músculos são os músculos flexores do quadril. Então, quando você fica muito tempo na posição sentado, caso da maioria das pessoas no trabalho nessa vida moderna, os músculos ficam contraídos durante longos períodos e, essa contração muscular por longos períodos vai ocasionar exatamente esse encurtamento. Como eles são os músculos flexores do quadril, eles vão ficar encurtados e a tendência é que o seu quadril, a sua pelve, gire para frente porque, como ele está encurtado, ele está puxando o quadril pra baixo. Puxou o quadril pra baixo, a sua pelve vai girar pra frente. Quando gira a pelve pra frente, a coluna acompanha ocasionando a hiperlordose lombar.

Muitas vezes, você vai na academia e começa a fazer um trabalho de fortalecimento. Mas este trabalho está ocasionando o que? Mais encurtamento. E você está cada dia mais com as dores lombares, na coluna e o seu desvio não melhora nunca.

Isso acontece porque você só está fazendo trabalho de fortalecimento, trabalho de musculação e não esta fazendo um trabalho de flexibilidade. A partir do momento que você começar a fazer um trabalho de flexibilidade isolado, um trabalho de consciência corporal, um trabalho de respiração e ativação de core, um trabalho para estabilizar o seu centro corporal, um trabalho de retroversão da pelve durante os exercícios, você vai ter melhoras, porque não vai dar mais tensão para aquela articulação.

Então, você percebe que muitos exercícios são melhores executados quando você executa um trabalho de alongamento especifico. Os alunos, com os quais eu trabalho, têm exercícios de periodização: um trabalho de musculação que é um trabalho neuromuscular, um trabalho na esteira que é um trabalho cardiorrespiratório, e um trabalho de alongamento que é um trabalho de flexibilidade. Esses três trabalhos, essas três valências físicas, tem que estar sempre sendo trabalhadas. Não adianta trabalhar somente parte neuromuscular e não trabalhar parte cardiorrespiratória nem trabalhar a parte de flexibilidade. Você tem que trabalhar as três valências como um todo (a parte neuromuscular, a parte cardiorrespiratória e a parte de flexibilidade).

Espero que eu tenha conseguido mostrar a importância de ter o hábito de alongar. Uma curiosidade: quando você vê aquelas pessoas muito fortes que andam com os braços meio curvados, eles estão curvados não porque eles são fortes, mas porque eles estão encurtados. Em geral, homens odeiam fazer a parte de alongamento mas é muito importante. Você ter o hábito de alongar após o treino, é muito importante para que você tenha uma qualidade de vida maior. Eu acredito que a maioria das pessoas que procuram atividades físicas, não procuram apenas por estética mas procuram atividades físicas, principalmente, por questões de qualidade de vida. E ninguém quer se machucar, ninguém quer se lesionar fazendo a prática de uma atividade física. Então, para evitar vários tipos de lesões, principalmente as mulheres que tem probabilidade maior de se lesionar, é de suma importância a prática da flexibilidade e do alongamento .

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Abraço do Wander!

Professor da Academia Tribus

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