Ir para conteúdo

Atividades Outdoor

A Organização Mundial de Saúde – OMS – define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e atividades de lazer.

40-vida-funcional-atividade-fisica-350x230

A atividade física de intensidade moderada, segundo a OMS, – como caminhar, pedalar ou praticar esportes – traz benefícios significativos para a saúde. Em todas as idades, os benefícios de ser fisicamente ativo superam os eventuais danos, como, por exemplo, os decorrentes de lesões. Um pouco de atividade física é melhor do que nenhuma. Ao se tornarem mais ativas ao longo do dia, de maneira relativamente simples, as pessoas conseguem facilmente atingir os níveis recomendados pela OMS.

Os níveis regulares e adequados de atividade física:

  • melhoram o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
  • aumentam a saúde óssea e funcional;
  • reduzem o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, AVC, diabetes, câncer de cólon e de mamas e depressão;
  • reduzem o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais; e
  • são fundamentais para o balanço energético e controle de peso.

fitnessdDentre essas informações e os benefícios que as atividades proporcionam ao bem estar físico, temos uma atividade que vem crescendo a cada dia em Brasília e em todo Brasil: a atividade ao ar livre. As atividades ao ar livre usam os movimentos do nosso próprio corpo e nosso próprio peso corporal. A procura de mais contato com a natureza vem aumentando a cada dia, mas a orientação de um profissional de Educação Física nessas atividades é tão importante quanto a orientação em atividades indoor.

O bem estar físico e mental que o contato com a natureza proporciona é surpreendente. Segundo Caio Pinheiro (2015), correr e sentir o vento batendo no rosto, nos traz a sensação de liberdade. Além disso, os benefícios de se exercitar ao ar livre são comprovados cientificamente. Pesquisas feitas pelo Centro Médico de Amsterdã, na Holanda, mostram que a atividade física outdoor pode trazer mais vantagens do que a indoor.

171105407
Seja uma caminhada, uma corrida ou sair por aí com a sua bicicleta, respirar ar puro e poder apreciar a natureza faz bem ao organismo humano. No estudo holandês, os praticantes de exercícios ao ar livre mostraram diminuição de agressividade e um risco menor de desenvolver depressão.

Além de todos os benefícios citados acima que a atividade pode proporcionar, lembre-se que a procura de um profissional qualificado na área da Educação Física é muito importante, pois cada atividade deverá ter sua intensidade de acordo com o condicionamento de cada indivíduo, para que se possa evitar lesões e excessos que venham trazer riscos a saúde.

 

IMG_0805

Professor Diego Silva (CREF 4726)

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: