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Atividade Física na Melhor Idade

Oi pessoal!

Nesta conversa de hoje, quero falar de um assunto muito importante que é a terceira idade ou melhor idade como chamamos. Esse grupo de pessoas, atualmente, no Brasil vem aumentando muito e, para aproveitar mais a vida, querem melhorar a qualidade de vida e de saúde. Uma pesquisa, feita em 2000, mostrou que a população idosa atingia 9,9 milhões de pessoas, com uma taxa de crescimento anual de 3,7% ao ano, mais do que o dobro da taxa de crescimento da população total, que era de 1,4% ao ano.projeto-terceira-idade-appai

Sabe-se que o estilo de vida atual tem levado cada vez mais um número maior de pessoas ao sedentarismo. No entanto, hábitos saudáveis como a participação em programas de atividades físicas regulares, devem ser adquiridos. A prática de atividades físicas assegura maior independência, autonomia e melhor condição de saúde, aumentando o senso de bem-estar, a crença de auto-eficácia e a capacidade do indivíduo de atuar sobre o meio ambiente e sobre si mesmo.

Hand boy check heart by stethoscopeA atividade física também diminui com a idade, tendo início durante a adolescência e declinando na idade adulta. Em muitos países, desenvolvidos e em desenvolvimento, menos de um terço dos jovens são suficientemente ativos para obter os benefícios para a saúde advindos da prática de atividade física. É preocupante a redução de atividades físicas nos programas de educação em escolas no mundo todo, ao mesmo tempo em que se observa um aumento significativo da frequência de obesidade entre jovens. A prevalência de obesidade em adultos de meia idade tem alcançado proporções alarmantes, o que se relaciona, em parte, com a falta de atividades físicas no tempo de lazer, mas que também diz respeito ao estilo de vida moderno, onde a maior parte do tempo livre é gasto em atividades sedentárias como assistir televisão, usar computadores, viajar e passear de carro.

A prática regular de exercícios físicos é reconhecida como a forma de se prevenir e combater os males associados com o envelhecimento. Desta forma devemos destacar que d8a6778a atividade física bem aplicada na adolescência pode induzir um adulto à prática permanente, tornando-se, no futuro, um idoso saudável.

Fisiologicamente, para alguns estudiosos, nosso pico de crescimento físico e hormonal varia entre 25 a 30 anos de idade e, a partir desse momento, começamos a envelhecer e a cada década perdemos em torno de 10% de massa muscular e massa óssea, o que significa que, para aqueles que estão em sedentarismo, ficarão com o metabolismo e movimentações físicas mais lentas a cada ano que se passar. Os que procuram atividades físicas regulares conseguem retardar essa perda a cada década, prolongando sua vida.

idosos-praticando-exercicio-fisico-1340387568822_956x500A atividade física é recomendada para todas as idades, devendo elas ser, sempre, orientadas por um profissional de educação física. A atividade física traz grandes benefícios como: melhora da velocidade de andar; melhora do equilíbrio; aumento do nível de atividade física espontânea; melhora da auto-eficácia; contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea; ajuda no controle do diabetes, artrite, doença cardíaca; melhora da ingestão alimentar; diminuição da depressão; melhora os reflexos; melhora a sinergia motora das reações posturais; melhora a velocidade de andar; incrementa a flexibilidade; mantém o peso corporal; melhora a mobilidade; diminui o risco de doença cardiovascular.

 Por isso, chame a sua família para dar uma caminhada no parque, ou quem sabe, andar de bicicleta no eixão. O importante é estar em movimento!

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Professor Diego Silva (CREF 4726)

Personal Trainer

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