Ir para conteúdo

Não ajude ao próximo….

Ao longo da vida, sempre escutamos aquela velha frase: é importante ajudar ao próximo. Aprendemos que é doando que se recebe e que, quando ajudamos ao outro, estamos ajudando a nós mesmos. Até aqui tudo bem, mas e quando ajudamos em excesso? Afinal, tudo que é em excesso faz mal. Mas será que existe esse negócio de ajudar demais? Será que existe esse papo de “ajudar” ao próximo?

Independentemente de qualquer tipo de discussão que isso possa gerar, lembre-se que quando necessitamos de alimento, só nós podemos comer. Ninguém poderá fazer isso por nós. Ninguém pode nos “curar”, a não ser que tenhamos vontade de nos curar e nos libertar. Assim como o médico dá o remédio para o paciente melhorar, o paciente só irá melhorar se quiser tomar o medicamento. Se não quiser tomar, paciência! Não tem como “ajudar” alguém que não queira ser ajudado.

Mas antes de querer abandonar aquele seu amigo que está passando por uma fase não tão boa, calma, respire e não pire. Ao invés de deixá-lo pelos cantos lamentando da vida, mostre que desistir não é o caminho. Deixe-o cair se for preciso, mas sempre o incentive a levantar-se e a manter-se em pé para seguir em frente. A vida realmente não é fácil de ser vivida. E, felizmente, só podemos viver uma vida, a nossa. E se já é bem difícil viver a nossa, imagine viver a nossa e a do outro?

Não seja a muleta de ninguém e nem queira ter uma. Todos nós temos nossos momentos de fraqueza. Não fique dependente de algo e, muito menos, de alguém. Seja forte e tenha coragem. Viver dá medo mesmo. Lembre-se que na vida, haverá muitas derrotas, mas também muitas vitorias. E cair faz parte. Os erros nos ensinam lições muito valiosas. Que graça teria viver uma vida sem um pouco de emoção?

A próxima vez que alguém se queixar ao seu lado, escute. Dê conforto se preciso, mas não dê espaço para que se vitimize. Ofereça palavras de encorajamento e mostre o caminho para seguir em frente. Seja um apoio e não uma muleta. Afinal, um ou outro arranhão não faz mal a ninguém.

img_0793

 

 

 

 

 

Nika

Um comentário em “Não ajude ao próximo…. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: