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Treinar muito ou treinar pouco?

Pessoal hoje vamos falar sobre fazer atividades físicas de curta duração e de longa duração.

corrida-exercicio-aerobico-1Muitos ainda têm aquela velha ideia que para queima de gordura, o ideal é realizar atividades aeróbicas. Exercícios aeróbicos são exercícios de baixa e média intensidade, abaixo do limiar anaeróbico e de longa duração. A gordura é utilizada juntamente com oxigênio para produzir energia nesse tipo de atividade, porém, o gasto energético não é tão alto quanto em exercícios anaeróbicos. Exercícios aeróbicos estimulam a produção do hormônio cortisol, substância que cataboliza – quebra – o tecido muscular para utilizar as proteínas musculares na produção de energia.

anaerobicos-600x330Exercícios anaeróbicos são exercícios de alta intensidade, que utilizam a glicose como substrato na produção de energia, sem a necessidade de oxigênio. Os exercícios de alta intensidade, que utilizam a fonte energética anaeróbica, também estimulam a produção de cortisol, contudo, também estimula a produção de hormônios anabólicos – GH e Testosterona – substâncias que estimulam a síntese proteica e a construção muscular. Quanto mais músculos, mais energia se gasta, pois esse é o tecido metabolicamente mais ativo de nosso corpo.

Há evidências amplamente favoráveis à prescrição de exercícios de alta intensidade e curta duração para promover melhores mudanças sobre a aptidão cardiorrespiratória, composição corporal e fatores de risco cardiovasculares, em comparação às sessões de moderada intensidade e longa duração com tempo acima de 1 hora de treino.

2015-09-27 09.14.50-1Quando pensamos em treinos que geram bons resultados, a alta intensidade é a mais efetiva para a depleção da gordura.

Da mesma maneira que existem evidencias positivas para atividades de alta intensidade e curta duração , muitos pesquisadores ainda discutem sobre qual seria o melhor

Durante meus 15 anos de trabalho na área como Educador Físico, todos os atletas e pessoas que procuram atividade, sempre me perguntam qual seria o melhor para alcançar resultados.

Todos os tipos de atividades tem seu resultado. Tudo depende muito do seu objetivo e como fisiologicamente o aluno se encontra para tal atividade pretendida, por isso precisamos fazer uma avaliação detalhada para direciona-lo da melhor maneira.

“É melhor prevenir do que remediar. Opte por alimentos saudáveis e exercícios físicos. Saúde sempre em primeiro lugar.”

Humberto Queiroz

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Abraço do Professor!

 

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