Ir para conteúdo

Mudar?

Mudar é bom, é importante, é engrandecedor. Mudar é difícil, é complicado e, muitas vezes, pode ser desagradável. Mas, para tudo na vida, existe um lado bom e um lado ruim. Enquanto uns amam e buscam a mudança, outros preferem ficar aonde estão. E, para ser sincera, isso nem sempre é ruim….

dr03Essa lição sobre mudar, aprendi com Pedro Villarim da Clínica Totum. Ele é o psicólogo que me passa o treinamento de biofeedback que venho fazendo há alguns meses, e no qual, de uns tempos para cá, venho mantendo boa performance nas sessões. Por esse motivo, um belo um dia, Pedro resolveu mudar o meu estímulo.

Ele me propôs um desafio, uma nova maneira de fazer o biofeedback, e, como ele mesmo disse: “Se vira!” Para mim, missão dada é missão cumprida, e por isso aceitei o desafio. O resultado? TOTAL FAIL! Não fui nada bem, fiquei com um sentimento de frustração por ter tido um desempenho ruim mas de animação por ter um novo desafio. Afinal, sou motivada por desafios. Para ele, o resultado foi o esperado porque eu ainda não estava pronta para subir o nível de dificuldade.

Como toda perfeccionista, eu pedi mais uma chance. Vi naquela mudança uma maneira de continuar melhorando e evoluindo. Como todo bom profissional, ele me alertou: “Você ainda não está pronta. Tenha calma,” Mesmo assim, insisti. Resultado: Outro FAIL! Pedro me explicou o porquê do meu resultado, e foi aí que aprendi a minha grande lição. Antes de passar para a próxima etapa é preciso manter aquilo que foi conquistado. Ou seja, é preciso criar uma base sólida para poder seguir para a próxima etapa.

Nós sempre defendemos que a mudança constante é importante e necessária. Levantamos a bandeira de que mudar é preciso. Mas será isso mesmo? É claro que é importante não ser acomodado e não aceitar aquilo que o magoa e o deixa para baixo. Mas, também, é importante desfrutar das conquistas feitas.

istock_85801423_mediumÉ a velha historia que minha psicóloga sempre dizia: emagrecer é fácil, difícil é se manter magro. Quantos de nós tentaram e conseguiram emagrecer, mas depois de um tempo ganharam todo o peso de novo? Eu já! A mesma coisa se aplica para a nossa mente, para a nossa vida, para tudo.

Muitas vezes é importante ficar no mesmo lugar por um tempinho. Desfrute do seu triunfo para absorver todo o aprendizado adquirido naquele ciclo. Só assim podemos seguir em frente. Se você é um perfeccionista como eu, tenha calma, sem pressa, tudo a seu tempo. Assim como você, também amo mudanças e desafios. Mas hoje, sei que essa minha busca constante pelo “ser melhor”, “ser perfeita” pode ser minha inimiga.

Paciência! Porque no final tudo dá certo!

IMG_0793
Bezo!

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: