Ir para conteúdo

Como preparar uma Marmita

Bom dia, meninas e meninos!!

Correria total! Final de ano batendo à porta, um montão de coisas para fazer e ainda se preocupar com a dieta (leia-se alimentação saudável). Então, pensando nisso, resolvi preparar algumas marmitas para não sair da linha. Vale fazer feijoada light, abóbora assada, couscous marroquino com frango grelhado ou carne moída. Deixe tudo 2017-10-24-PHOTO-00000576prontinho e gostoso para que você possa saborear e, como já disse, não sair da linha. Como assim feijoada light? Isso mesmo! Primeiro é como se prepara , depois os ingredientes e, por fim, o porcionamento das marmitas. Ressalva. Fiz pratos que amo comer e que nem sempre dá para fazer, por isso gastei um dia cozinhando e preparei
várias marmitas.

Assim, consigo resolver minha vida , como por exemplo: ir ao médico, academia, fisioterapia, pilates, ser avó, shopping, corrida e por ai vai, sem perder a doçura (risos). Mas você pode fazer um estrogonofe se gostar, um picadinho ou qualquer outro prato que lhe agrade, o importante é você porcionar e, quando for preparar, usar o mínimo de sal e gordura ou, no caso, azeite .

Vamos lá! Experimente e depois me diga se você hoje não esta mais feliz e despreocupada com o que vai comer .

2017-10-24-PHOTO-00000581Não esqueça que a marmita tem que estar apresentável aos olhos, não é porque é marmita que vai ser de qualquer jeito. Outra dica é, quando cozinhar os legumes deixe-os al dente (mais durinho) porque depois de aquecer a marmita no micro-ondas, o legume estará no ponto certo. Lembre-se, também, de fechar bem direitinho, se possível
passe papel filme, escreva o prato do dia e a data que você fez. Se armazenar no freezer dura até 3 meses. Mas não vale congelar, descongelar e depois congelar novamente, certo?

Vou contar como se faz minha feijoada.

1º passo – deixe a costelinha de porco de molho de um dia para o outro, trocando a água umas 4 vezes no dia. Depois, coloque para cozinhar na panela de pressão com água, uma dose de cachaça 51 e um limão. Após cozida, com uma faca, tire todo aquele excesso de gordura e reserve.

2º passo – dessalgue a carne de charque e cozinhe do mesmo jeito que a costelinha, depois proceda da mesma forma, retirando toda gordura aparente.

3º passo – Pique 2 calabresa em cubinhos;

4º Passo – deixe o feijão de molho e cozinhe na panela de pressão por mais ou menos 30 minutos depois que começar a chiar. Para 1 pacote de feijão coloque aproximadamente 2 litros de água, ou seja, o suficiente para cobrir o feijão uns 4 dedos. Eu costumo usar duas folhas de louro durante o cozimento.

5º Passo – escorra a água das carnes e descarte. Numa outra panela refogue o alho e a cebola com um fio de azeite, acrescente a calabresa picadinha e deixe fritar um pouco, adicione as carnes e, por último, coloque o feijão. Deixe ferver e prove o sal, se necessário acrescente.

2017-10-24-PHOTO-000005736 º passo – prepare um 1 quilo de arroz integral na panela de pressão. Uai!!! Não sabe fazer?! Olha só como é fácil. Lave o arroz, refogue o alho com um fio de azeite e despeje o arroz, cubra com água dois dedos acima. Quando a panela começar a chiar conte 10 minutos e desligue o fogo. Sem mistérios, simples e rápido!

7º passo – prepare a farofa com couscous marroquino. Ferva 800 ml de água, adicione um pacote de 500 g do couscous e abafe por 10 minutos, depois solte com um garfo. Enquanto isso, corte uma cebola roxa (porque eu acho mais gostosa e mais chique) em fatias finas e numa frigideira coloque uma colher de sopa de manteiga com um fio de azeite, acrescente a cebola e deixe fritar (eu coloquei uma colher de chá de creme balsâmico para dar uma adocicada). Vá colocando aos poucos o couscous marroquino e prove o sal. Gosto também de colocar noz moscada nessa preparação.

8º Passo – Couve é só cortar ou, se preferir, compre já picada. Refogue à parte um tempero com azeite, alho, cebola e sal e deixe esfriar, envolva a couve nesse refogado (lembra que falei para deixar al dente).

Prontinho, agora é saborear sua comidinha e montar suas marmitas. Conselho de amiga: monte suas marmitas primeiro para não correr o risco de comer mais do necessita e depois ficar com a consciência e o estômago pesados.

Vá experimentando ao longo do preparo, ajustando os sabores conforme o seu gosto e divirta-se.

Experimente, e me diga o que você achou!

15181541_10205670622165429_418015849790407805_n

 

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: