Ir para conteúdo

O que é um bom café?

Oi gente,

O nosso tour de café cresceu e se transformou no GeekBlend. Essa foi a maneira divertida e descontraída que encontrei de trazer um pouco mais do mundo do café para 2017-12-22-PHOTO-00003189.jpgvocês. Para continuar trazendo conteúdo de qualidade para vocês, ganhei a ajuda do meu querido amigo Matheus Ribeiro. Juntos vamos trazer mais assuntos sobre cafés, novas cafeterias e um pouco sobre tecnologia de café.

Agora, a parte que vocês mais amam, café! Se você é um apaixonado por café como eu, tenho certeza que a cada dia que passa vai querer aprender mais e mais sobre essa arte que é fazer café. Por isso, decidi fazer uma série de entrevistas com quem realmente entende de café. A convidada de hoje é Sulayne Shiratori do Los Feliz Cafe Lab, pessoa muito querida que esse tour de café me trouxe.

2017-11-12-PHOTO-00000036Sulayne, que carinhosamente chamo de Su, me explicou que, antes de mais nada, um bom café começa pelo produtor, aquele que cultiva o grão do café que bebemos. Para quem um dia quiser ser barista, #ficaadica: é importante valorizar quem cultiva o grão que faz a bebida que tanto amamos. É importante ter essa conexão.

Mas se você é apenas um apreciador como eu, a Su explica que, além de conhecer a cafeteria, é importante saber a procedência do pó de café que estamos consumindo. Acredite se quiser, mas o tipo de café vai dizer como ele deve ser manejado e como ele dever ser tirado, além de dar legitimidade ao café especial que, por sinal, deve ser no mínimo 100% arábica. Portanto, quando for à uma cafeteria pergunte qual o grão que eles estão servindo. Isso vai ajudar a diferenciar um café do outro.

2017-11-12-PHOTO-00000044E, claro, não poderia deixar de perguntar sobre o clássico comentário de que café é ruim e amargo. Sulayne explica que existem cafés ruins que chama de café de combate. São cafés que possuem um perfil de torra inadequado que tentam esconder os “defeitos do café”. Esse tipo de café é geralmente da espécie conilon, o que diferencia muito no sabor da bebida. Toda essa combinação de torra e grão inadequados fazem com que a bebida seja amarga mesmo.

Agora que a gente aprendeu que existem espécies de grãos de café, que tal descobrir que além de saber plantar e colher, existem processos de manejos e perfis de torra diferentes? Pois é, Su explicou que são esses processos do pós colheita que vão determinar a qualidade do perfil sensorial do café. Não entendeu? Cola que é sucesso!

Quando você tira o café natural, ou seja, ele inteiro com a casca, polpa e grão dentro e leva pro terreiro, você vai ter uma bebida naturalmente adocicada devido a esse processo. Já o processo cereja descascado deixa a bebida mais ácida porém limpa. Outra coisa legal de saber é que o manejo determina não só a qualidade mas o perfil sensorial do café. Quer dizer, o sabor e aroma daquele café.o

Depois do manejo, vem o perfil de torra. É durante este processo que ocorre a alquimia dos sabores e aromas que sentimos no café. Por isso, é importante entregar o seu grão de café a um bom mestre de torra porque ele tem o poder de potencializar ou detonar o seu café. Afinal, café queimado também deixa a bebida amarga.

2017-12-07-PHOTO-00002785Depois de tanta informação, tenho certeza que você ficou curioso para aprender a tomar café. A dica da Sulayne é para começar tomando um bom café, ou seja, tem que ser 100% arábica. E nada de deixar ele esfriar muito. Afinal, o café oxida e isso muda o sabor da bebida. Evite o conilon, pois ele tem 3 vezes mais cafeína que o arábica. E apesar da cafeína trazer um amargor natural para bebida, esse excesso deixa o café ainda mais amargo.

Por fim, comece por cafés curtos. Quanto mais curto menos cafeína. Alguns métodos de se fazer café, como o Hario filtrado, vão trazer mais suavidade a bebida. É ótimo para quem não quiser começar pelo espresso. Aos poucos, você vai educando o paladar e logo não terá a necessidade de colocar açúcar. Beber café é a mesma coisa que tomar um whisky, vinho, cerveja artesanal. Precisamos educar o nosso paladar.

E antes que me esqueça, café bom não é barato. Ele é um investimento. Afinal, nada melhor do que tomar um café de qualidade em casa .

 

IMG_0793
Até a próxima!  Bezo!

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: