Ir para conteúdo

Liberação Miofascial para nós, atletas

Oi gente,

Hoje, venho compartilhar mais um cuidado com o corpo. Todos sabem que sou atleta de vôlei de praia e que, de alguns anos para cá, resolvi mergulhar no mundo do pole dance e do jiu jitsu. Tantas atividades físicas acabam exigindo muito do meu corpo.  Por isso, é IMG_5803muito importante dar o descanso e atenção necessários para alcançar a alta performance.

Se você vem acompanhando as minhas postagens aqui no blog e lá no Instagram, já deve saber que faço relaxamento, religiosamente, com a minha querida Vera. Porém, a intensidade dos treinos e a correria do dia-a-dia trouxeram alguns pontos de tensão que não querem me deixar de jeito nenhum.  Eu pareço tranquila e sempre pra cima mas, muitas vezes, estou rindo mas é sério! Para aliviar e dissolver esses meus pontinhos chatos, ela começou a fazer Liberação Miofascial (LM) em mim. Pense em um negócio bom!

Se você não sabe o que é Liberação Miofascial, cola comigo que é sucesso. Fiquei tão animada com os resultados da LM que quis saber mais sobre os outros benefícios que essa “massagem” pode trazer. E, nada melhor do que ir conversar com uma pessoa que entende muito sobre o assunto, Rafic Haddad Jr do Estúdio Gaff. Antes que me esqueça e

17d229bd330a05b39c5f5c00ae4bb2a3_XL
Rafic Haddad Jr.

para os desavisados de plantão, o Rafic e o pessoal da Gaff estão cuidando do meu papito. Mas isso é papo para outro dia.. Hoje a conversa é para nós, atletas!

Rafic explicou que tudo no nosso corpo está interligado. Para quem fugiu da aula de corpo humano, fique ligado! Quando sobrecarregamos o sistema da musculatura que envolve joelho, por exemplo, a musculatura do quadríceps (Coxa) fica sobrecarregada/estressada por excesso de treinos ou movimentos inadequados. E, devido a esse excesso de estresse, ele fica duro e contraturado. Logo, o estresse desse sistema vai irradiar a tensão para as outras partes do corpo. A LM entra para liberar as toxinas que existem nessa musculatura ou para tirar o excesso de carga negativa desse sistema e, dessa forma, melhorar o desempenho do músculo, isto é, relaxar a musculatura…

Afinal, o que é Liberação Miofascial?  É uma “massagem”  para soltar e liberar aquele sistema que está comprometido. Lembra aqueles pontos de tensão que tenho? Eles também são chamados de pontos gatilhos ou trigger points. São pontos específicos de tensão muscular. Esses pontos ou nódulos são um acumulo de tensão tão grande que não

IMG_5802
Prof. Carlos Jr fazendo LM na Vera

passa mais fluidez por aquele local, isto é, não circula sangue direito.

Para nós atletas, a Liberação Miofascial ajuda na prevenção de alguma possível lesão, além de aliviar um pouco as dores após um dia de treino exaustivo. A LM vai preparar a musculatura tanto para o aquecimento antes do treino quanto para relaxar após o treino. Como o músculo vai estar mais solto e mais livre de pressão o sistema nervoso entende que vai começar alguma coisa. E, para quem quer atingir a alta performance, lembre- se que  com o músculo mais preparado, mais alongando, mais informado e com mais nutrientes, você vai desenvolver melhor o trabalho do seu treino. E, quando a gente treina melhor, competimos melhor. Quando isso acontece, É SUCESSO! É PÓDIO!

Lembre que é preciso muito cuidado com as modinhas. Não é apenas sair metendo a māo no ponto de tensão. Dependendo da pressão que a pessoa faça, essas dores podem ser agravadas. E os gânglios do sistema linfático, lembram deles? Se alguém despreparado tenta fazer uma Liberação Miofascial, essa pessoa vai empurrar algo ruim para a corrente sanguínea. A liberação é feita de acordo com a necessidade do aluno, indo desde o uso do rolo até  o da bolinha para aliviar a tensão da fascia do músculo para o sistema fluir melhor. Profissionais da saúde como Fisioterapeutas, profissionais da educação física e massoterapeutas podem fazer. Olha lá com quem você vai fazer hein?

Eu recomendo  a equipe do Estúdio Gaff por motivos óbvios, eles estão cuidando de mim e da minha família. E se você achou que esse papo de LM acabou, se enganou.. Semana que vem tem mais.. Sabia que a Liberação Fascial pode lhe ajudar a sair da mesa cirúrgica? Não?! Então cola comigo, que semana que vem tem mais!

IMG_0793
Bezo!

Um comentário em “Liberação Miofascial para nós, atletas Deixe um comentário

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: