Qual o papel do nutricionista? – por Ana Paula Tranqueira

Olá pessoal,
Como alguns já sabem, sou Ana Paula Tranqueira, nutricionista clínica, e atuo em consultório. O que mais escuto/acompanho no meu dia a dia é a guerra declarada que muitas pessoas criaram com relação a comida.
Não é segredo para ninguém que estamos vivendo em um ambiente que supervaloriza o corpo e imagem, os quais são associados até mesmo a questões de sucesso e felicidade. E essa pressão tem levado as pessoas a, cada vez mais, embarcarem em mudanças alimentares a fim de “entrarem no peso” que lhes é esperado.
Buscando nutricionistas, médicos, educadores físicos com intuito de receber ajuda destes profissionais, além é claro da indústria de suplementos e medicamentos que têm lucros exorbitantes com a busca pelo físico “perfeito.”
Dessa forma, dietas restritivas com o objetivo de perda de peso têm se tornado uma prática cada vez mais comum, e cada vez mais vista como algo normal.
Que tal mudar o seu olhar? Com relação à você e ao nutricionista.
Em vez de restringir sua alimentação, que tal conhecer os alimentos? Suas propriedades sua ação no organismo, o quanto eles podem te saciar ou aumentar a sua fome, como eles podem aumentar sua vitalidade ou te desenergizar após episódios de superalimentação.
O nutricionista é o profissional que pode te ajudar a estabelecer uma relação saudável e equilibrada com os alimentos. Em vez de limita – lo ao papel de “emagrecedor de pessoas”, “um policial das dietas “. Que tal vê – lo como um educador, um parceiro, um cuidador, um ser humano que quer oferecer o seu melhor sem julgamentos, sem terrorismo.
Classificar os alimentos em proibido/permitido, mocinho/vilão leva ao desenvolvimento dos sentimentos de culpa, medo e vergonha ao comer os alimentos proibidos. Além disto, obviamente, leva a um relacionamento conturbado com a comida, a proibição de alimentos também é uma prática que pode estar ligada ao ganho de peso. E isso ocorre devido ao fato de que a proibição de alimentos leva a um aumento no desejo por estes alimentos e no consumo dos mesmos.
O caminho para alimentação saudável passa pela reeducação alimentar, tenho que entender como cheguei no meu estado de saúde atual, como me relaciono com os alimentos, quais são minhas necessidades e como posso criar estratégias que favoreçam atingir as minhas metas de saúde com o apoio e o suporte de um profissional que veja além dos números da balança.
Não se limite!!! O primeiro passo é amar e entender o seu corpo. Como posso cuidar da minha saúde se vivo me criticando e me comparando com outras pessoas. O nutricionista é o profissional habilitado para fazer orientação nutricional individualizada, está mais que comprovado que dietas restritivas e uso de medicação indiscriminado favorecem o efeito sanfona e uma alimentação disfuncional (transtornos alimentares).
Quer conhecer mais sobre o meu trabalho? Me siga nas redes sociais! |

Categorias