Ir para conteúdo

EUA x CAN – Qual o melhor país?

Muitas pessoas me perguntam como tem sido minha vida aqui no Canadá. Uns me perguntam se estou gostando e outros perguntam se gosto mais daqui ou dos EUA. Antes de entrar em comparações e de me perguntarem qual é o melhor, não acho que um país seja melhor que o outro, são apenas diferentes, mesmo sendo vizinhos.

can e Eua

Me lembro que no inicio eu falava muito: é que nem nos EUA? E todo mundo me olhava meio torto ou com aquele olhar de não saber do que estou falando. Afinal, tudo que eu conhecia sobre morar no exterior estava relacionado aos EUA. E agora, estou tendo que “esquecer” muitas coisa ou apenas deixar pra trás. Aqui é tudo bem diferente, pelo menos na província de Quebec.

Aquele cliché de que os canadenses são legais é verdade.

Um conhecido até disse que é o charme dele. Toda vez que ele fala que é canadense em qualquer lugar do mundo, todos gostam dele. Claro que nos EUA encontrei muitas pessoas legais e que hoje são grandes amigos, mas no inicio eu passei por uns perrengues até conseguir encontrar esses americanos legais e gentis.

Toronto-playground-AGO-OCAD-art-gallery-of-ontario.jpg

Uma amiga brasileira que chegou no Canadá antes de mim costuma dizer que aqui no Quebec é a regra do parquinho. Lembra de quando nossos pais nos levavam para brincar no parque e eles nos diziam: seja legal e educado com as pessoas? Aqui é a mesma coisa. Se você segue as regras e respeita as pessoas, geralmente faz amigos. Por exemplo, aqui as pessoas não furam a fila do onibus. Todo mundo espera pela sua vez. E assim como toda regra, é claro que há exceções. E assim como nos EUA, o jeitinho brasileiro também não é bem visto, é visto como abuso. Nada de querer o braço quando te dão a mão. É um baita tiro no pé.

Em questões financeiras, aqui é um pouco mais caro que nos EUA e as taxas são um pouco confusas.

Não é uma taxa única para todos os produtos. Assim como eu fiquei confusa, isso pode confundir muita gente quando chega por aqui. Os produtos de maquiagem, por exemplo, tem mais de 10% de taxas no final da compra enquanto os alimentos quase não tem taxa.

IMG_0979.jpg

E falando em alimentos e qualidade de vida, senti que a qualidade dos alimentos também é muito melhor. Aqui, apesar de pagar um pouco mais, como muito melhor. E minha qualidade de vida é melhor também. Uma amiga americana que já visitou o Canadá me disse isso. Na época, eu morava na Flórida e não conseguia entender como seria isso. Hoje, que estou aqui, tenho que dizer que aqui é mais limpo e organizado que os EUA.

Além disso, consigo fazer tudo a pé ou de bicicleta. Na verdade, não há nada melhor do que não depender de um carro para se locomover para cima e para baixo. Para quem já morou ou mora em uma cidade de interior nos EUA,  ou até mesmo em uma cidade média/grande, deve saber o quanto é difícil fazer as coisas a pé. Dependendo da cidade que você mora, é preciso ter carro mesmo porque nem Uber tem.

Para tristeza da minha irmã, aqui não vi ninguém saindo de pijama para ir no mercado, muito menos para ir na faculdade. Talvez seja porque aqui faz frio a maior parte do ano e sair de pijama não parece ser a ideia mais inteligente do mundo.

IMG_1294

No final das contas, são culturas diferentes. Não existe melhor nem pior.  É claro que existe aquela rivalidade Canadá vs EUA mas para mim não faz muita diferença. E como se não fosse o bastante para a pistache diferentona, a província do Québec parece ser a província dos diferentes. É a única província que fala francês e que faz quase tudo diferente. Apesar de contraditório, a adaptação tem sido desafiadora. Mas está tudo bem, eu gosto de desafios. E para ser sincera, eu não mudaria nada!

Nos vemos no Québec.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: