Ir para conteúdo

Heróis? Ou Vilões?

Há um tempo atrás, escrevi um texto falando que somos heróis das nossas próprias estórias. Mas de uns tempos para cá, venho percebendo que além de sermos heróis, também podemos ser vilões em nossos próprios contos, ou de outros. Esquecemos, ou fingimos não ver, que não somos gentis e legais todo o tempo. Afinal, é muito mais fácil culpar alguém do que culpar a si mesmo. É muito mais fácil falar que as outras pessoas são tóxicas, quando a toxicidade vem de nós.

Eu, por exemplo, me esforço bastante para ser essa pessoa gente boa que tantas pessoas falam. Porém, eu sei que tenho meus defeitos. Já magoei muitas pessoas com o meu jeito direto, curto e grosso de ser. Ou então, já fui a pessoa tóxica e vi pessoas queridas se afastarem de mim por isso. Confesso que doeu muito ouvir dos meus amigos que eles precisaram se afastar de mim por uma atitude minha que os feriu. Apesar da dor momentânea, hoje sou muito grata pelas broncas que eles me deram. Graças à esses tropeços, sou uma pessoa melhor. 

Ninguém quer ser considerado como vilão. Afinal de contas, eles são vistos como personagens ruins da estórias. São associados à maldade, barbaria, entre outras coisas. Mas se pararmos para pensar, os vilões são personagens essenciais de uma narrativa. Esses personagens incompreendidos mostram as fraquezas de nossos protagonistas. São os vilões que desafiam os heróis a superar seus limites, à serem melhores do que são para conseguir vencer “o mal”.

E assim como na ficção vemos heróis e vilões com seus momentos de bondade e outros de ruindade, a vida real acontece do mesmo jeito. Alguns são um pouco mais do que outros. Entretanto, em algum momento da vida, magoamos alguém. Às vezes querendo… Outras sem querer querendo… Isso nos faz pessoas ruins? Não. Isso nos faz humanos. Cheios de defeitos e qualidades…Por isso, é importante saber que às vezes nós podemos ser a luz na vida de algumas pessoas e que ao mesmo tempo podemos ser a pessoa tóxica na vida de outros. Faz parte da vida…  Como vamos reagir aos seus momentos vilania, fica por nossa conta. Será que seremos os heróis que superam os desafios e chegam ao triunfo? Ou seremos os vilões que sucumbem às próprias maldades?

Um comentário em “Heróis? Ou Vilões? Deixe um comentário

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: