Ir para conteúdo

Novos Cafés em Trois-Rivières

Após um ano procurando bons cafés aqui em Trois-Rivières, o universo finalmente escutou as minhas preces. Ano passado, duas cafeterias de cafés especiais abriram na cidade. E para me deixar ainda mais feliz, os dois espaços estão localizados ao lado da minha casa. Agora eu não tenho apenas UM lugar para tomar café e sim TRÊS! Não posso mais reclamar que não encontro lugares parar tomar um café saboroso.

Mas antes de começar o nosso tour cafeinado, tem algumas coisinhas que você precisa saber. Se você é novo por aqui, saiba que uma das minhas bebidas favoritas é um espresso duplo curto. Por isso, toda vez que vou visitar um café, a primeira coisa que eu peço é um espresso. Quando peço um espresso, gosto de sentir a acidez característica do método. Além disso, gosto de saber o tipo de grão que eles possuem no moinho (o meu favorito são os grãos mais ácidos). Adoro observar a maneira que o barista faz o café, e por fim, observo se a crema café saiu queimada ou não.

Sem mais delongas, ram tumá um cafézin?

Creditos: Duplex Café

O primeiro café que vamos visitar, encontrei através da indicação de uma amiga muito querida, Geneviève Savard, do Marché Notre-Dame. O Duplex Café fica no centro da cidade e pertinho da minha casa. Ele está localizado na Rua Saint-prosper.  Para quem mora em Trois-Rivières, ele fica perto da padaria artesanal Le Panétier. 

Assim que chegamos ao Duplex, vemos uma casinha verde muito fofa. Ela dá a ideia daquelas casas de desenho animado. Ao entrar no café, é possível sentir o aconchego que tanto amo. Após entrar, a primeira coisa que me chamou a atenção foram os cafés. Lá eles oferecem os cafés da Zab Café. Em um dos lotes, eles oferecem os grãos de a região de Minas. Um fato curioso é que os grãos de cafés especiais do cerrado mineiro são bem populares aqui no Québec. Por isso, quando vi que eles estavam servindo o espresso com um grão brasileiro. Para minha felicidade, fui abraçada com um delicioso café. Entretanto, não foi apenas o café que me conquistou.

O Chai latte deles é sensacional. Durante um desafio detox no final do ano passado, eu teria eu ficar 30 dias sem tomar café. Eu falei com a Andrea, Barista e dona do Duplex, sobre o meu pequeno contratempo e que teria que tomar algo diferente do meu amado café.  Como queria uma bebida quentinha e que me abraçasse, ela me ofereceu um Chai Latte.  Foi amor ao primeiro gole. Fui abraçada pelo sabor e a leveza do Chai que ela fez para mim. É claro que apó essa experiência, eu isitei vários locais mas ninguém faz um chai como o dela. Por isso, se você ama um bom chai e um bom café, não deixe de passar por lá.

Descendo a Rua e indo para a Rua St-Georges, vamos encontrar o nosso segundo café. Ao lado da loja colaborativa 507, vamos encontrar  o Estrade Populaire. Após alguns anos de reflexão, a Geneviève e o Jean-François do Marché Notre-Dame decidiram abrir uma cafeteria de cafés especiais aqui na cidade. Como amiga e fã do trabalho deles, não poderia ter ficado mais feliz. A felicidade é em dobro porque o novo espaço deles fica bem pertinho da minha casa.

Créditos: Estrade Populaire

Assim como o Duplex Café, o Estrade Populaire também fica no centro da cidade. A decoração é mais simples e as mesas longas, promovem a ideia de compartilhar o espaço e coworking. Mas calma! O Estrade tem um cantinho para todos. Eles também as minhas queridas e amadas poltronas. Lá você encontra um espaço perfeito para quem quer dar uma pausa na correria do dia a dia e tomar um café que abraça e acolhe. Assim como tem um espaço para quem gosta de  mudar de ambiente para trabalhar.

Mais uma vez, encontrei cafés brasileiros. Lá no Estrade, eles oferecem os cafés do Pista Café. O Jean-François me contou que quando ele estava pensando em um lote para o espresso, lembrou-se de mim e escolheu um lote com grão do Brasil. Para ele, um bom espresso precisa de um bom grão e só poderia ser do Brasil. Por fim, fui conquistada de vez quando descobri que eles estão oferecendo alguns quitutes brasileiros como brigadeiros (chocolate, café e limão) e pão de queijo do jeitinho brasileiro. Só falta um quindim para ficar perfeito. Quem sabe um dia não é mesmo?

Fico muito feliz que a cena cafeeira está crescendo na cidade. Não há nada melhor do que tomar um café saboroso e sentir o amor que foi colocado na hora de produzir e extrair essa bebida que tanto amo. Por isso, se você mora em Trois-Rivières ou só está de passagem, deixo aqui o meu convite: Não deixe de visitar essas cafeterias tão especiais. Tenho certeza que você não vai se arrepender.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: