Ir para conteúdo

Um volta por Porto – Eurotrip 2019

Em abril de 2019, fiz uma viagem incrível por Portugal. Durante o meu passeio pelas terras portuguesas, tive a oportunidade de visitar 3 cidades em pontos completamente diferentes. Na bela região de Algarve, conheci a cidade de Lagos. Uma cidade repleta de belas praias e muito charmosa. No passeio de hoje, vamos dar uma volta pela cidade do Porto.

Tirada por mim

Como sempre, viagem comigo sempre tem uma aventura. A minha ida para o Porto, não foi diferente.

Como o comboio (trem no Português de Portugal) de Lagos para o Porto saía bem cedo, e eu estava de mala, precisava pegar um uber para chegar até a estação. Porém, não tinha uber a essa hora. Então, o recepcionista super querido do Carvi Beach pediu um táxi para mim. Mas táxi também estava em falta as 4h30 da manhã. Por isso, o jeito foi dividir o táxi com um casal de ingleses que iriam para a estação de ônibus. De lá, eu iria para o meu destino final. Eu e minhas aventuras

Já que a minha viagem seria de 7h30, decidi pagar por um pouco mais de conforto. A diferença de valor era de apenas 5 euros. Valeu a pena o investimento!

Chegando no Porto, cheguei na estação São Bento que é simplesmente linda. Esta estação fica bem no centro e está entre os pontos turísticos da cidade. Comecei a viagem com o pé direito, não é?  A única parte chata foi que eu peguei muita chuva durante os dias que estive lá. Com chuva ou sem chuva, aproveitei muito a cidade!

Dessa vez não fiquei hospedada em um hotel. Uma amiga muito querida, que o jiu-jítsu me trouxe, me recebeu na casa dela. Ela abraçou minha “esquisitice” cafeinada que me deixou comprar uma cafeteira elétrica para casa dela. Só para eu não ficar sem o meu cafezinho de manhã.

Aviso! Se você é dessas pessoas que gosta de uma viagem planejada do inicio ao fim, talvez os próximos parágrafos te deixem nervoso.

Foto tirada por mim

O nosso plano era não ter plano. Minha amiga estava em aula e eu não queria ficar madrugando para ir em todos os lugares da cidade de uma só. Eu estava de férias. Por isso, eu acordava na paz e tomava o meu querido café. Depois, dava uma checada no tempo e ia até a faculdade da minha amiga treinar. Sim! Eu treinei durante a minha estadia. Eu gosto de me exercitar durante as minhas viagens. E só depois disso tudo, eu e minha amiga pensávamos pontos turísticos que iriamos visitar.

Em todos os passeios incluímos uma visita a alguma cafeteria de cafés especiais. Sei que é um roteiro um pouco inusitado para os viajantes tradicionais, mas eu gosto de conhecer como os moradores locais curtem a cidade. E quer coisa mais local que um bom café no meio da tarde? Obrigada Lu por ter abraçado a minha paixão por café.

Mas chega de papo! Vamos começar o nosso passeio?
Tirada por mim

No meu primeiro dia em Porto, eu, minha amiga, e as amigas delas voltamos para onde comecei essa viagem, o centro. Como o dia estava chuvoso, aproveitamos para conhecer alguns cafés e fazer degustação de vinhos. Os vinhos portugueses são maravilhosos e muito baratos. Em Lagos, eu comprei um vinho de mercadinho tão incrível que fiquei com vontade de tomar vinho em todos os lugares que eu parava. 

Observação: No centro do Porto, você vai encontrar muitos lugares que oferecem uma experiência de vinho. Por isso, quando estiver passeando por lá, escolha um lugar que te convide a entrar. Explore a cidade!

Quando a chuva deu uma trégua, aproveitamos para visitar a igreja dos Clérigos que é simplesmente linda! Nesse momento, eu também tive um momento muito especial com Deus. No momento que sentei para apreciar a beleza daquela igreja, eu senti uma paz muito grande. Além disso, foi muito especial compartilhar esse momento com a minha amiga.

No segundo dia, a chuva deu um pouco de trégua.  Voltamos para o centro, passeamos um pouco pelo Porto. Dessa vez, fomos até o rio para passearmos um pouco. Chegamos a ir até a igreja de São Francisco mas não entrei. (orçamento de estudante universitária mochileira.) Mas a vista da cidade valeu muito a pena. Ao final do dia, cruzamos a ponte de Dom Luís I para vermos o por do sol. Porém, a chuva já estava dizendo que era hora de voltar para casa. Mesmo assim, valeu a pena o passeio.

Tirada por mim

No ultimo dia no Porto, São Pedro resolveu dar uma trégua. O dia estava lindo e por isso, aproveitamos para visitar Gaia. Lá, visitamos o mosteiro que tem um mirante com uma vista incrível das duas cidades. E já que estávamos por lá, aproveitamos para descer até o rio e explorar o porto do lado de Gaia.

Curiosidade cultural: Muitas pessoas que visitam o Porto, acham que Gaia e Porto são a mesma coisa mas não. A Ponte de D. Luís I é o que liga e separa as duas cidades. Como você pode ir andando pela ponte, você não tem a sensação de estar saindo de uma cidade para a outra.

No porto de Gaia, eu e minha companheira de aventuras resolvemos tomar um gelato de vinho do porto. Uma descoberta muito legal nessa Eurotrip foi a minha paixão por gelatos. Eu queria provar todos os gelatos que encontrava. Acho que a base da minha alimentação foi vinho, café  e gelato (não necessariamente nessa ordem).

Tirada por mim

Para completar o nosso passeio e fechar a minha estadia em porto com chave de ouro, encontramos um café sensacional. Ele estava escondidinho e por um acaso encontramos a placa dizendo “Specialty coffee this way”. De todos os cafés que visitei durante essa Eurotrip, o 7g Roaster foi o meu favorito.

Nesses três dias no Porto, eu andei muito! Por isso, invista em tênis confortáveis! Quando visito alguma cidade, gosto de sair andando sem seguir exatamente o meu GPS. Adoro explorar as ruas e descobrir lugares que estão fora do roteiro turístico. Sugiro que faça o mesmo, tenho certeza que você vai se surpreender!

Nossa próxima parada será Lisboa. E mais uma vez, iremos de comboio e não de trem.

Um comentário em “Um volta por Porto – Eurotrip 2019 Deixe um comentário

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: