Ir para conteúdo

Ram ficar Rhykx?

Oi meu povo! Hoje o nosso papo é um pouco diferente. Hoje vamos falar sobre finanças e investimento.

Como assim Nika? Calma que eu explico.

Bom, para quem acompanha o blog, já deve saber que sou uma nômade. Amo viajar e estou sempre em um canto diferente do mundo. Porém, essa vida de viajante não é tão glamorosa como muitos pensam.

Recomeçar a vida em outro país tem custo.

Com tantos recomeços, cheguei a um ponto que eu cansei de estar sempre recomeçando do zero, principalmente quando o assunto era a parte financeira. Foi assim que eu decidi voltar para os meus tempos de faculdade e voltar a estudar sobre investimentos. Para quem não sabe, eu fiz bacharel nos EUA em comércio exterior. Entretanto, eu nunca atuei na área.

Para completar, essa pandemia me mostrou a importância de ter uma reserva de emergência.

Talvez você não tenha perdido o emprego, como eu. Talvez você só tenha tido redução de salário. Mas se assim como eu, você não tinha uma reserva de emergência, eu tenho certeza que você passou por momentos turbulentos. Foi preciso recorrer ajuda do governo, ajuda dos amigos e até mesmo dos meu pais. Para quem busca a independência financeira, não é nada legal ficar dependendo dos outros, não é mesmo? Por isso, usei esse tempo de quarentena para aprender mais sobre investimentos e fazer com que o meu dinheirinho começasse a trabalhar para mim.

Mas antes de começar a conta a minha estória sobre como eu comecei a investir. Eu tenho certeza que você deve estar torcendo o nariz e fazendo cara feia só de ler a palavra investimentos. Por isso, eu vou desmistificar esse bicho de sete cabeças chamado, investir. Além disso, quero mostrar os benefícios da educação financeira na sua vida.  

Para me ajudar na explicação,  eu vou pedir para a Filomena trazer a sua beleza e prosperidade. Dessa forma, vamos imaginar que o nosso dinheiro é uma plantinha.

Prazer, eu sou a Filó!

Qualquer investimento que você for fazer será como uma planta que precisa ser semeada. Além disso, para uma planta crescer e ficar bem forte, é preciso regar e cuidar. Em outras palavras, é preciso que você poupe um pouco do seu dinheiro todos os meses. Afinal, o nosso objetivo é que a nossa querida plantinha torne-se uma árvore bem linda e forte para nos proteger da chuva, do frio, do calor, e de qualquer tempestade. Neste caso, a pandemia é a nossa tempestade.

E onde entra esse negócio de investir?

Bom, o investimento funciona como um suplemento para as nossas plantas, ou para o nosso dinheiro. A combinação dos juros compostos (nosso suplemento) com o dinheiro que nós guardamos todos meses, vai ajudar à nossa plantinha a crescer um pouco mais rápido e a ficar ainda mais forte. Dessa forma, se por algum motivo, você não conseguir poupar naquele mês, os juros compostos vão manter a nossa querida plantinha saudável até a próxima vez que você depositar o dinheiro que você guardou.

Viu como não tem mistério? 

Agora, a pergunta que não quer calar: por onde eu começo?

A primeira coisa é pensar nos seus objetivos pessoais e profissionais. Coloque em um papel tudo aquilo que você deseja fazer. Não esqueça da sua reserva de emergência. Ela é muito importante! Depois coloque ao lado desses seus objetivos, o quanto você vai precisar para realizar aquele projeto. Essa conta vai variar de caso para caso. Entretanto, para a reserva de emergência a conta é mais simples. Ela deve corresponder a 6 meses do seu gasto mensal. Por exemplo, se você gasta $2 mil por mês, você precisa ter guardado $12 mil (6×2).

Eu sei! Parece muito dinheiro. Mas, se você seguir o segundo passo, vai ficar fácil de conseguir esse dinheiro.

O segundo passo é aprender a se pagar.

Como assim? O que isso quer dizer?
Mini Filós

Bom, antes de você pagar todas as contas do mês, você precisar regar as suas plantas. Ou seja, você precisa reservar o dinheiro que você vai deixar para sua reserva e outros investimentos. Não precisa ser muito. Comece com pouco, guarde $30-40 por mês. O importante é criar o hábito de se pagar todos os meses.    

Lembrando: O dinheiro que você utiliza para reserva de emergência é para emergência! Nada de ficar podando a sua plantinha sem necessidade. Caso contrário, ela não vai crescer nunca!  

Na semana que vem, vamos falar mais sobre o mundo dos investimentos. Até lá!

Um comentário em “Ram ficar Rhykx? Deixe um comentário

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish fr_CAFrançais du Canada es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: