Ir para conteúdo

Regue o seu dinheiro

Oi meu povo!

Estamos de volta com o nosso papo sobre investimentos. Como vocês viram no último post, a vida estava um pouco caótica. Mas, aos trancos e barrancos, eu estou conseguindo tocar todos os meus projetos e objetivos. Um desses projetos está relacionado a parte de investimentos e independência financeira.

Se você chegou agora, ou não se lembra, no ano passado, eu contratei os serviços de consultoria financeira da Storck Market. De lá para cá, eu e o Rodrigo traçamos algumas metas. Em menos de um ano, nós batemos todas elas. Agora, já estamos planejando novas estratégias. Muito legal né?

Ao longo desses meses, aprendi muito sobre mim como investidora e também sobre investimentos. Por isso, no post de hoje, quero compartilhar  três coisas que aprendi com o Rodrigo e o pessoal da Storck Market.

Seja fiel a estratégia

Credit: Annie Spratt

Quando o Rodrigo traçou a minha estratégia, ele me explicou que para alcançar o meu objetivo, eu precisaria um aporte de X reais por mês. Talvez você não saiba, mas fazer um aporte e poupar todos meses é essencial para ver o seu dinheiro render.

Lembra que da nossa plantinha que nós precisamos regar todos meses? Então, quando você poupa o seu dinheiro, você está regando a sua plantinha. Quando você faz o seu aporte, você está dando um suplemento para ajudar a sua plantinha a ficar mais forte.

Mas o que isso tem haver em se fiel a estratégia?

Não sei se você viu, mas nos últimos tempos o mercado financeiro tem tido muitas oscilações. Para investidoras de primeira viagem como eu, isso pode assustar e muito. Afinal, eu não entendo muito disso. Porém, o Rodrigo sempre me deixou muito tranquila. Ele me explicava como as coisas estavam funcionando e como poderíamos tirar proveito da situação.

Desta forma, continuei poupando e fazendo os meus aportes todos os meses. Hoje, estou começando colher os frutos disso.

Organização e disciplina andam lado a lado

Bom, para seguir com a estratégia de fazer o meu aporte mensal, eu precisava me organizar financeira. Por isso, eu resolvi comprar um caderninho de finanças. Eu escrevo nele todos, ou quase todos, os meus gastos e ganhos. Confesso que ainda tenho um pouco de dificuldade de anotar tudo. Mas, só essa pequena mudança já fez uma grande diferença na minha organização financeira.

Além disso, é preciso ser bem disciplinada. Lembre-se que o aporte é mensal. Para não deixar de fazer o meu aporte, eu comecei a fazer o que todos os gurus de investimentos sugerem: me pagar primeiro. No meu caso, era fazer o meu aporte. Sendo assim, todos os meses, sem falhar, a primeira coisa que eu faço é separar o valor do meu aporte. Depois, eu pago as minhas contas e vejo alguma coisa que quero comprar. 

Pense assim, se você quer que a sua plantinha cresça forte e saudável, é preciso regá-la com constância. Não dá para regar um dia sim e um mês não. Coitada da planta. Com o seu dinheiro funciona do mesmo jeito. Não dá para você poupar um mês sim, e outro não.

Tenha foco!

Credit: Anne Nygård

Bom, quando você começa a ver os resultado, qual a primeira coisa que você quer fazer? Dar uma relaxada, certo? É nesse momento que você precisar manter o foco no seu objetivo. É muito bom ver os resultados aparecendo. Mas lembre-se, os resultados começaram a surgir porque lá traz você foi organizado e disciplinado. Agora que os resultados estão mais evidentes é preciso continuar com todas aquelas lições que você aprendeu.

Quando você planta uma semente e vê que a sua plantinha está começando a crescer, dá vontade de mexer, trocar de vaso ou até mesmo parar de cuidar com a atenção de antes. Mas essa falta de cuidados e atenção, pode fazer com que a sua plantinha fique fraca e até morra. Na hora que ela começa a crescer é a hora que ela mais precisa de atenção.

Como você deve ter percebido, essas lições são coisas que nos podemos aplicar em todas as áreas da nossa vida. Minha psicóloga costuma dizer que é “fácil é emagrecer, difícil é se manter magro”. Neste caso, é fácil começar a investir. O difícil é seguir investindo todos os meses.

Ah! Lembrei de mais coisinha…

Seja paciente.

Por mais óbvio que pareça, é preciso dar tempo ao tempo. Como já falei por aqui, tudo tem seu tempo. Sendo assim, é preciso esperar as coisas acontecerem e ter paciência para que os resultados comecem a aparecer.

Se você trocar a sua plantinha de vaso antes do tempo, ela pode secar e morrer. Se você colher os frutos verdes, você pode comer uma fruta meio azeda e nada saborosa. O mesmo acontece com o nosso dinheiro. O dinheiro que você retira antes do tempo é “perdido”.

Tenha paciência! Se você cuidar da sua floresta, as plantinhas crescer e irão se tornar árvores grandes e fortes. Tudo tem seu tempo! Paciência que no final tudo dá certo!

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguês do Brasil
%d blogueiros gostam disto: