Skip to content

Vamos dar uma volta de bike?

Oi galera,

pajjoo-1896-coclismoComo vocês perceberam, gosto muito de esporte, pratico várias modalidades e estou de volta para falar sobre o ciclismo que é um esporte praticado com a utilização de uma bicicleta e que surgiu como esporte no século XIX, na Inglaterra, e faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada em Atenas.

Gosto tanto desse esporte que sou professor de Bike Indoor e pedalo, principalmente, na rua com um grupo de ciclista. Focarei, neste post, o ciclismo de rua. Mas, antes, vamos falar um pouco da área profissional do ciclismo, que é dividido em quatro modalidades: pista, mountain bike, estrada e BMX.

2015-09-27 09.14.50-1

Na modalidade Pista, as pistas podem ser de concreto ou madeira. As provas são: velocidade, perseguição individual, perseguição por equipes, velocidade olímpica, corridas por pontos, quilômetro contra o relógio, madison (uma hora de corrida para cada ciclista, sendo o vencedor aquele que fizer mais voltas) e keirin (oito voltas na pista em que os ciclistas devem acompanhar uma bicicleta motorizada). As bicicletas utilizadas não possuem freios e a inclinação das pistas de competição pode chegar a 42º. As competições são realizadas em pistas de 4 KM de extensão.

As provas de Mountain Bike são disputadas numa pista de terra com várias irregularidades (buracos, elevações e obstáculos). Existem as seguintes categorias: Cross Country (praticada em terreno irregular com muitas subidas e descidas), Free Ride (pistas com muitos saltos e descidas) e Down Hill (somente descida em alta velocidade).

depositphotos_1265275_s

Nas competições de Estrada existem dois tipos principais de provas: resistência (para homens são 195 km e para mulheres 70 km) e contra o relógio (os ciclistas partem de dois em dois minutos e vence quem fizer o menor tempo). As primeiras competições oficiais desta modalidade ocorreram em Paris, no final do século XIX.

As provas de BMX ocorrem em pistas de 350 metros com diversos obstáculos. São duas as modalidades: corrida (BMX Racing) e manobras (BMX Freestyle).

Todas essas modalidades são para competição e treinamento para alto rendimento.

fotorio
O ciclismo vem crescendo no país como meio de transporte e lazer, trazendo benefícios à saúde e qualidade de vida e, pode ser praticado em qualquer idade. A prática do ciclismo beneficia o desenvolvimento muscular e cardiovascular, é uma excelente atividade aeróbica e, se praticada regularmente, queima muitas calorias.

Em Brasília, existem vários grupos de pedal de rua para quem tem o interesse em praticar o esporte. Os circuitos possuem paisagens lindas. Para quem gosta de Mountain Bike temos trilhas tanto para iniciantes como para pessoas que curtem uma trilha mais pesada.

 Vamos lá galera! Pegue sua bike que está parada e comece a girar. Tenha o prazer de curtir um final de semana no parque ou em qualquer lugar que se sinta à vontade.

IMG_0805

Professor Diego Silva (CREF 4726)

Personal Trainer

Deixe uma resposta

en_USEnglish
%d blogueiros gostam disto: