Saltar al contenido

Francês que cabe no bolso

Oi gente,

Desde que cheguei aqui no Canadá muita gente vem me perguntando como, quando e onde achei esse programa para estudar francês. Claro que também existem as perguntas de como está sendo meu aprendizado e a minha experiência aqui no Quebec. Calma que eu respondo. Só vai ficar para outro post. Hoje, vou explicar um pouco do programa de francês na UQTR e como vim parar aqui.

logo011

‘Começando do começo”… Sempre quis aprender francês, porém o Euro anda um pouco salgado para o meu bolso. Por isso, tive que procurar outras maneiras e outros lugares para aprender o idioma. Foi assim que comecei a procurar programas de estudo de francês aqui no Canadá. No início, pensei em fazer Francês como segundo idioma e, surfando pelo mundo chamado Google, esbarrei em algumas universidades que tinham programas de incentivo para reforço de francês mas apenas duas tinham um programa para pessoas que teriam que começar do zero. Vou falar apenas da minha universidade, a Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR), porque é a única, na verdade, que tenho conhecimento.

Quando entrei em contato com a universidade, eles me explicaram como funcionava o programa de francês como segundo idioma. No entanto, me sugeriram outra opção de aprender o idioma: me inscrever como uma aluna normal (bacharel, mestrado, ou doutorado) e, caso não atingisse a nota mínima de francês, eu faria as aulas de francês. Sairia muito mais barato pois as aulas estariam incluídas na minha grade curricular. Mesmo insegura, resolvi fazer o que me disseram. No estilo, segura na mão de Deus e vai!

UQTR-1-300-dpi-png

E não é que foi exatamente como me explicaram? Fui aceita no curso de Inovação e Empreendedorismo. Entretanto, minha nota de francês foi baixa para começar o meu curso. Apesar de ler bem e entender muito bem, quase não falo francês. Então, ao invés de começar no intermediário, decidiram me colocar no básico para que eu “destravasse” a minha fala. Outro dia falo como está sendo essa experiência de voltar a ser aluna.

Você deve estar pensando: “Tudo muito legal mas quanto está custando isso tudo?” Calma que eu explico. Assim que recebi minha carta de aprovação da universidade, levei um susto bem grande. O numero era 15k+ dólares canadenses. Tudo bem que o valor seria apenas quando fosse começar o meu curso, mas assusta do mesmo jeito.

uqtr

O curso de francês que estou fazendo está saindo bem barato mesmo! Incluindo as aulas, visto, mudança etc., o total ficou abaixo de 8k dólares canadenses pelo semestre todo, sem falar nas bolsas que são oferecidas para estudantes estrangeiros e para aqueles praticam algum esporte.  Se você pratica algum esporte, fica a dica! Ah! E aqui no Canadá também não tem limite de idade para ser atleta. Outra coisa bacana desse programa que estou fazendo é que o meu visto é de estudante universitário. Isso me dá o direito de trabalhar aqui (dentro ou fora do campus).

E a cidade? Apesar de não ser uma cidade grande como Montreal ou Quebec City, aqui tem transporte para tudo quanto é canto. O campus da universidade fica perto do shopping e em 5 minutos você chega no centro da cidade. Uma das vantagens de estar aqui é a imersão 100% de francês. Quase ninguém fala inglês. E quando falam, é bem travado, assim como o meu francês. Ou seja, se vira nos 30!

 

quoi-je-ne-comprends-pas
Que? Não entendi!

 

O programa de francês tem duração de 2 semestres. Ele vai do básico (para quem não sabe nada) até o avançado. Você pode mudar de nível conforme o seu progresso, basta fazer a prova de nivelamento ao final de cada módulo. O aprendizado é diferente para cada pessoa. Algumas vão mais rápido e outras um pouco mais lento. Apesar da frustração de ainda não falar tanto, estou amando todo esse aprendizado. E se você, assim como eu, tem esse sonho de aprender francês, vem pra cá que é sucesso.

Em breve compartilharei mais sobre esse minha experiência “quebecois”. E se você tiver alguma dúvida sobre o programa de francês, deixe o seu comentário que eu responderei com o maior prazer.

 

Image-1
Bezo!

 

 

Un comentario sobre "Francês que cabe no bolso" Deja un comentario

Deja un comentario

es_ESEspañol
A %d blogueros les gusta esto: